Kata
"Kata - Representação visual do movimento no Karaté Goju Ryu" é o meu projeto de mestrado apresentado à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2020. O projeto, orientado pelo Professor Doutor Júlio Dolbeth (PHD), obteve uma avaliação de 19 valores do júri da prova.
O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de representação gráfica do movimento da primeira Kata do estilo Goju-Ryu. O estudo do movimento da Kata através da sua prática e observação, resultou na identificação de quatro propriedades suscetíveis de representação – espaço; tempo; peso e fluxo. A propriedade do espaço inclui as linhas de movimento dos braços e das pernas e as deslocações do corpo no espaço. A propriedade do tempo é baseada no tempo médio de execução da Kata e é representada através da velocidade da animação e do número de frames em cada etapa. O peso é representado pela espessura das linhas de movimento e a sua distribuição entre a perna direita e a perna esquerda é representada através de dois grupos de círculos concêntricos.
A interface web combina todos os elementos num sistema coerente, contendo botões para reproduzir e parar a animação da Kata; mostrar e ocultar o mapa; mostrar e ocultar a visualização das etapas e abrir um painel com mais informações sobre a Kata.
Na mesma lógica do sistema principal, foram criadas mais duas visualizações – uma representação simplificada de cada passo da Kata, identificando as posições de ataque ou defesa (Jodan, Chudan ou Gedan); e uma representação que sobrepõe as linhas de todos os movimentos dos braços e pernas. As linhas vermelhas no desenho identificam o Kiai da Kata – o ataque mais forte da sequência.